• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • 4 situações que necessitam de assessoria jurídica.

4 situações que necessitam de assessoria jurídica.

  • Fênix consultoria

Muitas pessoas se perguntam quando uma empresa pode precisar de um advogado, especialmente de maneira preventiva, antes mesmo de haver um processo e a necessidade de representação judicial. Apesar do senso comum nos fazer acreditar que as empresas só precisam de advogados para a defesa de litígios, existem muitos momentos onde esses profissionais são importantes, seja por meio de uma contratação direta ou até mesmo terceirizada, como contratando advocacias que oferecem o serviço de maneira mais barata, porém, até mais eficaz do que ter o setor na empresa.

No texto de hoje, separamos 4 momentos onde, com certeza, sua empresa se beneficiaria muito da assessoria jurídica adequada. Veja abaixo!

Veja os momentos onde ter um advogado na sua empresa será muito mais benéfico e lucrativo.

Sem mais delongas, segue abaixo alguns dos momentos onde ter um advogado ou advogada na sua empresa pode fazer toda a diferença entre tomar boas decisões ou não. Veja! 

 

1- Na contratação, demissão e gestão de funcionários

Embora muita gente acredite que a gestão de funcionários, assim como a contratação e a demissão deles, seja apenas responsabilidade do RH, ter um advogado na empresa faz diferença para garantir que os contratos de admissão sejam os mais completos possíveis. Esse cuidado muda o rumo das coisas na empresa, inclusive na hora da rescisão, onde o funcionário pode alegar algum tipo de inadequação capaz de gerar um processo para a empresa. 

A grande maioria das empresas que sofre um processo trabalhista e que perde esse processo não teve o cuidado de revisar os contratos de forma correta, deixando de se basear na legislação atualizada - ou seja, nas reformas trabalhistas e em tudo que está em vigor neste momento. 

O que mais vemos são empresas que fazem contratos simplórios e que são padronizados para todos os cargos e para todos os funcionários que entram e saem, por anos a fio, sem uma devida revisão e sem o cuidado que cada vaga exige. Tudo precisa ser pensado individualmente e o contrato sempre tem que ser revisado para que não haja brechas para processos.

 

2- Na compra e venda de produtos e serviços

A advocacia preventiva também vai ajudar na hora da compra de materiais ou até mesmo na contratação de prestação de serviço fora do quadro de funcionários, além de ajudar bastante na hora da venda, seja dos seus produtos ou também do seu serviço.  

Imagine uma empresa prestadora de serviços que não tem um advogado responsável pela elaboração dos contratos de prestação e que se baseia apenas em contratos retirados da internet com algumas mudanças básicas em relação a sua área de atuação. Acredite, as chances disso dar errado são enormes!

É muito comum que as empresas deixem passar em seus contratos informações relevantes ou até mesmo mantenham brechas para que os seus clientes ou até mesmo fornecedores possam cobrar ações ou entregas que nada tem a ver com o combinado. O contrato de prestação de serviços precisa ser muito claro e, principalmente, considerar os mais diversos cenários, como:

  • Quando o cliente não consegue pagar as parcelas combinadas, o que deve ser feito? 
  • Quando a empresa atrasa a prestação de serviço ou tem algum problema para realizar aquele serviço em específico, seja por causa dele mesmo, ou seja, por uma falha da empresa, qual é a melhor solução?
  • Em caso de inadimplência, o contrato permite a cobrança de juros? 
  • Se você contratar um prestador de serviços, como que o contrato vai garantir que ele não peça na justiça um vínculo trabalhista? 

Essas dúvidas precisam estar muito claras nos contratos e apenas o advogado tem a base necessária para garantir que isso aconteça. 

3- Na hora de proteger a empresa de um litígio

De modo geral, a sua empresa pode precisar de um advogado antes mesmo que haja um processo correndo contra ela. Esse advogado irá atuar com ações que evitem que o litígio surja, como nos exemplos que demos acima, onde não ter a assessoria jurídica deixaria o negócio extremamente vulnerável. Esse profissional pode ajudar a não só criar bons contratos, como também a revisar os antigos e prever possíveis problemas que já estão em andamento e que simplesmente a empresa ainda não se deu conta. Contar com um advogado na sua empresa é a melhor forma de diminuir as chances de que ela venha a sofrer um processo, independentemente do tamanho dela - até mesmo pequenas empresas podem sofrer com o problema e muitas delas acabam falindo por isso. 

 

4- Para defender a empresa no litígio

Por fim, a sua empresa pode precisar de um advogado também na hora em que ela sofre um processo, obviamente. A ideia de ter um advogado na empresa é evitar que o processo se instale ou até mesmo se preparar para ele da melhor maneira possível, garantindo maiores chances de vitória ou, se for o caso, de danos colaterais reduzidos. Por isso, a advocacia preventiva ainda é a melhor solução para garantir que sua empresa não perca dinheiro com processos desnecessários e que se proteja de pessoas que podem tentar tirar vantagem de alguma falha contratual que ainda não foi descoberta. Todo cuidado é pouco e prevenir sempre será melhor do que remediar!

 

Gostou das informações que trouxemos hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas sobre contabilidade, advocacia preventiva e negócios. Esperamos te ajudar o máximo possível com informações de qualidade. Até a próxima!

 

Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.