Com a pandemia do coronavírus muitos empresários se viram em uma situação complicada na parte financeira dos seus negócios. Com as vendas diminuindo e menos pessoas circulando nas ruas, é perfeitamente normal que a empresa passe por dificuldades, porém, aquelas que tinham o setor financeiro organizado, conseguiram evitar a falência e até mesmo crescer em meio à crise. No texto de hoje, separamos alguns erros que podem fazer sua empresa perder dinheiro e que serão cruciais em um momento mais delicado. Veja abaixo quais são eles para que você não os cometa daqui por diante!
Não nascemos sabendo e são os erros que fazem com que a gente aprenda, certo? Mas com tanta informação que temos na internet, alguns desses erros podem ser evitados e nós separamos os principais deles abaixo. Vamos lá!
Quando começamos a empreender, é muito comum que o próprio gestor da empresa faça a gestão financeira do seu negócio. E não há mal nenhum nisso, porém, conforme a empresa começa a evoluir e a crescer, é muito importante que haja um setor especializado para a gestão financeira ou a terceirização desse serviço, como por meio da contratação do BPO Financeiro. O que acontece muito, ao contrário da terceirização ou da contratação de pessoal, é que o empreendedor deixe de lado as obrigações financeiras, misture suas contas pessoais com as contas da empresa e não tenha muita noção de como está a situação desse negócio.
Cuidar dos seus clientes e fazer um bom atendimento é fundamental, mas a gestão financeira também é importante para o sucesso da sua empresa. Afinal, sem ela, você corre o risco de passar por uma crise e não resistir, como aconteceu com muitos empresários durante a pandemia do coronavírus. Então, jamais pense que o setor financeiro da sua empresa é irrelevante, mesmo que ela seja uma empresa de pequeno porte, certo? Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!
O atendimento ao cliente é fundamental para que sua empresa cresça e se desenvolva. Aqui, a dica é para quem tem funcionários em muitas frentes realizando esse trabalho: em muitos casos, não conseguimos observar de perto como esse atendimento é feito e corremos o risco de perder clientes porque um dos funcionários não se preocupou em atender à demandas deles, seja por falta de treinamento ou mesmo por falta de supervisão. Então, é importante que você sempre converse com os prestadores de serviço e explique a importância de oferecer um atendimento ao cliente de qualidade para que você não perca nenhum negócio!
Voltando a falar da parte operacional da empresa, a contabilidade é uma das mais importantes,tanto quanto a parte financeira. A contabilidade mal feita pode gerar multas por atrasos e pendências com os fiscos que vão ser descobertas lá na frente, ocasionando uma dívida gigantesca e, muitas vezes, difícil de quitar.
Com exceção do microempreendedor individual, todos os empresários precisam ter um contador assinando o livro caixa e diversos outros documentos fundamentais. Porém, além desse trabalho burocrático, é interessante ter uma contabilidade parceira, que atue em várias frentes e que não te deixe esquecer de pagar os seus tributos. Se você abrir uma empresa acima do MEI, procure um contador e peça ajuda para que ele possa evitar esses problemas tão comuns entre os empresários e que fazem com que eles percam muito dinheiro ao longo dos anos!
Outro erro que pode fazer sua empresa perder dinheiro é utilizar todo o seu lucro para fins pessoais, sem nenhuma divisão daquilo que é o seu salário como administrador e o que é o lucro da empresa. Veja, tudo aquilo que você transfere para sua conta pessoa física tem incidência de Imposto de Renda. Então, é muito importante separar um valor para pagar a si mesmo como administrador e somente fazer a distribuição do lucro da empresa no fim do ano, quando esse valor não será não terá o desconto do Imposto de Renda pessoa física. Por mais que pareça bobagem, o valor gasto com imposto de renda é muito alto e acaba fazendo com que você perca dinheiro!
Faça as contas corretamente e evite misturar as suas contas pessoais com as contas da empresa, porque isso com certeza vai fazer com que você gaste mais e pague muito mais imposto do que deveria!
Por fim, uma última dica é para aqueles empreendedores que pretendem investir na empresa, como na ampliação ou em uma nova filial. Você deve sempre procurar ter um relatório de previsões para saber se esse investimento realmente fará sentido e se ele terá o retorno esperado. Imagine, por exemplo, um empresário que decide investir em uma nova filial, sendo que a sua principal está com dívidas financeiras ou a ponto de quebrar: saber disso antecipadamente evita perdas de dinheiro e faz com que os investimentos sejam seguros e capazes de melhorar a empresa e não trazer prejuízos.
Gostou das dicas de hoje? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a evitar a perda de dinheiro na sua empresa! E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas e textos como esse. Até a próxima!