• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • Quer abrir empresa em Maringá?

Quer abrir empresa em Maringá?

  • Fênix consultoria
Abrir empresa em Maringá é um ótimo negócio. Conforme o I?ndice de Cidades Empreendedoras 2017, desenvolvido e divulgado pela Endeavor, Maringa? é a cidade paranaense mais empreendedora. E no ranking nacional, desponta entre as 10 melhores cidades para empreender no Brasil. Vale destacar que nesta pesquisa foram analisadas 32 cidades brasileiras, com características bem diferentes, como a cidade de São Paulo, que conta com mais de 11 milhões de habitantes, enquanto maringá, Blumenau e Vitória, por exemplo, possuem aproximadamente 400 mil moradores. Por isso, o interesse em abrir empresa em Maringá está aumentando cada vez mais. Você também tem este sonho? Então confira nossas dicas para formalizar seu negócio e buscar o sucesso como empreendedor. Sabemos que a primeira coisa que vem à cabeça, quando se fala em abrir uma empresa, é a burocracia. Mas, fique tranquilo. Pois aqui no Fênix Contabilidade nossa equipe cuida de toda a parte burocrática, esclarecendo como são feitos os procedimentos burocráticos e quais documentos são necessários a cada etapa. Uma boa notícia é que Maringá está entre as cidades mais rápidas do país para se abrir uma empresa, conforme a Revista Exame, ficando à frente até mesmo de grandes capitais como Porto Alegre, Fortaleza e Natal. Então, vamos lá! Confira como é o processo de formalização para abrir empresa em Maringá.

Qual a documentação necessária?

Para começar, cada sócio precisa apresentar: - 1 cópia simples do comprovante de residência; - 2 cópias autenticadas do RG e CPF; - 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha declarado no ano vigente. E no caso da empresa, é necessário: - 2 cópias simples do IPTU do imóvel - 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel.

Como se inicia o processo de abertura da empresa?

Com os documentos apresentados ao seu contador, é elaborado o contrato social, com as definições das atividades da empresa, as participações de capital de cada sócio, modelo tributário etc. Nesse momento, é essencial contar com uma contabilidade experiente e transparente, para buscar o melhor regime tributário para o seu modelo de negócio, com o objetivo de pagar menos impostos, de forma totalmente dentro da lei. Outro ponto importante é a consulta prévia do nome empresarial escolhido, para verificar se já existe outra empresa registrada com ele. Caso exista, é necessário escolher outro nome ainda não utilizado. Então, é feito o cadastro na Receita Federal e na Junta Comercial, para iniciar o processo de formalização. A análise e aprovação dos documentos nestes órgãos pode levar de 3 a 5 dias úteis. Após isso, é feito o cadastro na prefeitura, para que a empresa possa emitir as notas fiscais e essa etapa requer mais 7 dias aproximadamente. Outro processo necessário para abrir empresa em Maringá é a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, onde a Prefeitura analisa e determina se a empresa pode ou não funcionar em um determinado imóvel conforme seu objetivo comercial. Como esse documento é obrigatório para a sua empresa, é essencial realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização antes de fazer qualquer investimento no imóvel que você deseja abrir a empresa, a fim de evitar gastos desnecessários, caso a prefeitura não aprove o imóvel.

Demais documentos e registros necessários para abrir empresa em Maringá

Mesmo com o CNPJ em mãos, ainda são necessários outros documentos, licenças, registros e alvarás para sua empresa iniciar as atividades. O principal deles é o alvará de funcionamento. Para obter este alvará, é preciso comprovar na prefeitura que você atende todas as exigências da lei para exercer as atividades da sua empresa, sendo que essas exigências podem variar de acordo com o ramo de atividade, local de instalação e com o porte da sua empresa. Entre as inscrições e licenças mais comumente exigidas, estão a licença ambiental, licença sanitária, vistoria de cumprimento das normas de segurança, além de inscrições em órgãos federais, como o ministério da agricultura, ministério do turismo, polícia federal, entre outros. Para alguns segmentos, como de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual, é obrigatória a Inscrição Estadual, pois é a partir dela que você recebe a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Caso você não tenha algum documentos obrigatório para o seu modelo de negócio, poderá inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Por isso, conte com uma contabilidade séria, para verificar quais as exigências do seu segmento, para abrir sua empresa corretamente, sem preocupações e gastos desnecessários. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.