• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • Como avaliar uma startup?

Como avaliar uma startup?

  • Fênix consultoria

 

Avaliar uma startup, ou seja, saber por quanto ela poderia ser vendida, é algo bastante desafiador no mundo dos negócios. Isso porque a startup, pelo seu conceito básico, é uma empresa geralmente jovem e com grande potencial de crescimento, mas que não oferece as garantias de uma empresa convencional, tratando-se de um negócio de maior risco para os investidores.

Avaliar uma startup é um processo que passa por diversas considerações, das quais iremos tratar neste texto com o intuito de te ajudar a compreender melhor esse processo, especialmente caso esteja querendo vender sua startup ou adquirir uma. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre esse assunto! 

 

O que deve ser considerado para avaliar uma startup?

 

Para quem pensa em vender ou comprar uma startup, é importante ter em mente que algumas coisas devem ser consideradas para isso. Separamos abaixo as principais delas para que você consiga ter uma base para fechar o seu negócio!

 

1- Tempo de startup e ideia original

 

De modo geral, as startups possuem pouco tempo de vida, porque são ideias ou projetos que estão saindo agora do papel - quando atingem um tempo de consolidação, já cresceram tanto que podem valer bilhões, como é o caso do WhatsApp. Indo para uma realidade mais próxima da nossa, é válido considerar há quanto tempo a startup está no mercado e se ela já dá algum lucro ou tem previsão de lucro próximo. 

Outro ponto que deve ser avaliado de início e que pode compensar o pouco tempo que a startup tem é se essa é uma empresa consolidada em um mercado escasso, onde sua inovação é surpreendente. Quanto mais inovadora, mais a startup vale - desde que essa inovação tenha valor para a sociedade e isso só pode ser avaliado por quem entende do assunto. Vale a pena contratar alguém que saiba o que está fazendo!

 

2- Potencial de crescimento e mercado onde ela está inserida

 

Se a startup que está em negociação tem um grande potencial de crescimento, ela vale muito mais do que as demais. Afinal, quando pensamos em startups, pensamos pensar em escalabilidade, ou seja, a potencialidade que a startup tem de crescer sem que o seu custo cresça na mesma proporção. Se a startup possui essa característica fundamental, ela já tem um valor muito maior!

Mas, ser escalável não é suficiente para uma startup prosperar. É preciso saber qual o tamanho do mercado onde ela está inserida e se há espaço para ela crescer. Veja, imagine que estamos falando de uma franquia de academias: ela pode ser escalável, e muito, mas o mercado é limitado, além de haver custos para que ela chegue ao país todo, por exemplo. Por isso que a startup deve ser inovadora, ao mesmo tempo em que prove que é também passível de ganhar mercado, que é relevante. Temos que avaliar os concorrentes, analisar se há pessoas com ideia similar - e com mais investimento - se há mercado para que as pessoas comprem o produto ou serviço, enfim, a análise deve ser bem feita para que avaliar a startup seja algo justo e coerente. 

Vamos trazer exemplos: 

 

  • As startups de aluguel de bicicleta e patinete chegaram em um mercado praticamente livre, afinal, ninguém fazia aquilo. 

 

  • Ao mesmo tempo, elas viram a necessidade urbana das pessoas, que era se deslocar sem fazer exercícios intensos, como no trabalho, onde suar não é uma boa ideia, e sem gastar muito. 

 

  • Os patinetes viraram uma febre e hoje é possível encontrá-los em muitas cidades do país, como as cidades litorâneas e as capitais. 

 

Veja que no exemplo acima estamos falando de uma startup escalável e que tinha um mercado vazio à sua frente, ao mesmo tempo em que tinha boas perspectivas de aceitação do público. Esse combo perfeito faz com que avaliar uma startup seja muito mais fácil e que, geralmente, desemboca em um preço muito bom por ela!

 

3- Investidores que já fazem parte da startup

 

Outro ponto fundamental para avaliar uma startup é saber o quanto ela já conta com investimentos, mesmo que ainda não esteja dando lucro. Quem já acreditou nela e colocou dinheiro no negócio? O quanto de dinheiro está rodando ali? É o suficiente para que a startup decole ou ela vai operar no vermelho por muito tempo? Ter essa base vai ajudar a avaliar uma startup de maneira coerente, pesando os riscos e os benefícios que ela pode trazer a longo prazo. 

 

4- Ajuda de um contador especializado em startups

 

Por fim, uma forma muito boa de avaliar uma startup é procurando ajuda especializada. Existem centenas de detalhes que podem interferir nessa avaliação, como os ativos intangíveis, que são mais difíceis de avaliar e precisam de ajuda de quem entende do assunto e pode oferecer um relatório mais preciso sobre a situação atual desse negócio e sobre o seu futuro. 

Mesmo assim, investir em uma startup sempre será um negócio de risco-benefício. Você deve acreditar na ideia e comprá-la, sabendo que, normalmente, o que está sendo negociado ainda está em fase de testes. Uma startup consolidada, que já passou por todo esse processo, como o exemplo do WhatsApp, hoje vale bilhões. Então, a melhor saída para investir nesse tipo de negócio, é acreditando e arriscando!

 

Gostou das informações de hoje? Entre em contato conosco se quiser saber mais e compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Além disso, visite nosso blog para mais textos como esse. Até a próxima! 

Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.