As restituições do Imposto de Renda 2021 são muito esperadas por todos os contribuintes, afinal, esse é o momento onde uma parte da sua contribuição volta para a sua conta, especialmente quando há um gasto alto com saúde, educação e outras áreas essenciais para a sociedade.
No texto de hoje, vamos explicar como funciona a restituição do Imposto de Renda e qual o calendário deste ano de 2021. Afinal, muita gente se pergunta: quando irei receber meu pagamento? Abaixo, você vai ter uma ideia de quando isso irá acontecer e algumas dicas para receber a restituição mais cedo no ano que vem. Veja!
Por que temos restituições do Imposto de Renda?
As restituições do Imposto de Renda são devoluções de uma parte do imposto pago pelo contribuinte. Elas têm o intuito de devolver o valor extra que você pagou, especialmente quando houve uma grande dedução, como aquelas com dependentes - filhos, etc - acesso à saúde, educação, entre outras. Ou seja, as restituições não são valores iguais para todo mundo, porque cada pessoa pagou uma quantidade de imposto e teve uma quantidade singular de deduções.
De forma geral, a restituição irá devolver aquilo que você pagou a mais para os fiscos e isso não é algo que podemos controlar para ter um valor único todos os anos. Depende de cada caso em específico.
Além disso, nem todos os contribuintes vão receber alguma restituição. Por exemplo: quem caiu na malha fina não têm direito à restituição e quem não pagou mais do que deveria também não. No geral, sabe-se que a maioria das pessoas que pagam IR na fonte acaba recebendo algum valor de volta, mas isso não é regra, tudo bem?
Como funciona o pagamento das restituições?
O pagamento das restituições do Imposto de Renda ocorrem todos os anos conforme calendário e elas começam sempre quando acaba o prazo para entregar a declaração. De maneira objetiva, podemos explicar esse calendário em lotes, ou seja, os contribuintes são divididos de forma que cada grupo receba sua restituição por mês. Este ano, especificamente, os lotes serão iniciados no dia 31 maio e finalizados no dia 30 de setembro. A divisão se dá por 5 lotes, conforme calendário abaixo:
Lote 1: Dia 31/05/2021
Lote 2: Dia 30/06/2021
Lote 3: Dia 30/07/2021
Lote 4: Dia 31/08/2021
Lote 5: Dia 30/09/2021
Veja que as restituições são divididas por mês e por lotes. Então, dependendo de qual lote você se enquadrar, pode ser que já receba assim que finalizar o período de entrega do IR 2021. Assim, no dia 30 de Maio de 2021 já começaram a ser pagas as restituições e o prazo máximo de entrega é em Setembro. Ou seja, se programe para receber até setembro em caso de estar enquadrado no último lote de entrega.
Como saber quando eu vou receber minha restituição do IR?
Não é possível saber com antecedência em qual lote você se encaixa para recebimento da restituição do Imposto de Renda 2021. Isso porque os lotes podem variar e a Receita Federal é quem determina essa lista de prioridade. O que se sabe, em linhas gerais, é que os primeiros a declarar costumam ser os primeiros a receber, então, se você tem pressa, o ideal é entregar sua declaração assim que o programa é liberado.
Mas também há vantagens em ser o último a receber a restituição. O valor fica rendendo durante o tempo em que se espera o momento da entrega do lote, ou seja, você recebe o valor devidamente corrigido. Para quem tem uma restituição alta, pode ser válido receber no lote final - já quem não tem uma restituição expressiva, pode não fazer muita diferença na prática.
Quanto vou receber de Restituição do IR 2021?
Essa informação é muito procurada por quem nunca fez o imposto de renda e não sabe bem como funciona o processo. Em geral, ao entregar sua declaração, você já terá o valor a pagar ou a ser restituído. Se você decidir fazer com o seu contador de confiança, é importante pedir para ele te informar sobre esse valor para que não haja surpresas. O valor de restituição não é fixo e todos os anos ele pode mudar, então, se ano passado você receber “X”, não conte com o mesmo valor este ano, porque o cálculo depende de inúmeros fatores e até mesmo da economia como um todo. Inclusive, é importante até se preparar para pagar um adicional, especialmente se você não teve deduções expressivas ou se é autônomo. O IR varia muito de ano para ano e o ideal é procurar um contador em caso de dúvidas a respeito dele e de como entregar a declaração.
Conclusões
Em nosso blog, falamos um pouco sobre o IR 2021 para diversos profissionais, como Youtubers, Influencers, Músicos, entre outros. Para eles, o mais comum é que se tenha imposto a pagar e, por isso, é importante ficar de olho para fazer a declaração de maneira correta, a fim de evitar cair na malha fina e de pagar mais imposto do que o necessário.
Se você ficou com dúvidas sobre como fazer sua declaração, entre em nossa página de contato para que possamos ligar para você e conversar melhor sobre ela. Não deixe para a última hora, pois o prazo está se esgotando!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!