Os investimentos no CDB estão ganhando força nos últimos anos, principalmente entre aqueles investidores mais conservadores, que desejam a possibilidade de ter investimentos que são mais seguros e, ao mesmo tempo, rendem mais do que a poupança. Mas você sabe como funcionam os investimentos no CDB? No texto de hoje, vamos te explicar o que você precisa saber antes de começar a investir nesse tipo de renda fixa e qual é a forma de tributação diante dos rendimentos dela. Afinal, na hora do resgate, quanto você vai ter que pagar de imposto de renda ou será que ele é isento? Veja mais sobre o assunto abaixo!
O CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, que é um investimento de renda fixa, ou seja, é tão seguro como a poupança, mesmo rendendo um pouco mais do que ela. Em linhas gerais, o investidor faz uma espécie de empréstimo para o banco e, por isso, recebe um valor em troca. O CDB não tem valores fixos e cada banco paga conforme seus objetivos.
Por isso, é bastante interessante pesquisar a respeito dos bancos onde você irá investir e descobrir quais pagam mais e quais pagam menos para seus investidores. Também existe a possibilidade de procurar uma corretora de investimentos, que irá concentrar todas as opções, te ajudando na escolha do que é mais rentável.
De modo geral, investir no CDB é bastante seguro e simples. Normalmente, os bancos mais modernos costumam ter dentro do próprio aplicativo para movimentar a conta corrente a opção de fazer um investimento em um dos seus títulos.
O CDB rende mais do que a poupança e isso é indiscutível. Porém, não dá para saber exatamente quanto o CDB vai render a mais do que a poupança, já que cada banco tem a sua taxa de juros, além de haver outras variáveis, como o tempo de aplicação, o modelo de aplicação, etc. Existem casos em que o CDB pode render até 10% ao ano, mas é importante ter uma conversa com o seu gerente do banco para encontrar a melhor opção para o seu caso.
A grande diferença do CDB para a poupança é que os rendimentos são passíveis da cobrança do imposto de renda pessoa física. O que irá determinar o valor pago é a quantidade de tempo em que essa aplicação ficará no seu banco. Quanto mais tempo de aplicação, menor será a porcentagem paga para receita federal relacionada ao imposto de renda. Mesmo assim, você nunca ficará isento de pagar o imposto e o valor mínimo é de 15%. Vale dizer que essa cobrança não tem relação com o montante investido e, sim, com os rendimentos. Vamos dar um exemplo abaixo:
O imposto de renda é o único valor que você irá pagar para a Receita Federal em cima dos rendimentos que você tiver com CDB. O ideal é deixar tempo suficiente o dinheiro rendendo para evitar pagar a taxa máxima de porcentagem, mas, independente de qualquer coisa, esse valor é descontado apenas dos rendimentos e não do montante total. Por isso, não há nenhum risco em deixar uma grande quantidade de dinheiro investido no CDB!
Outro problema que pode causar dificuldades na hora de investir no CDB é o teto máximo permitido por algumas corretoras. Este valor vai depender de local para local, mas ele costuma girar em torno de R$250.000.
Ou seja, para aqueles investidores que possuem mais dinheiro, a renda fixa pode não ser a melhor solução. É por isso que muita gente costuma manter o dinheiro na poupança, quando os valores são maiores e não há ainda um plano de investimentos para eles. Até o valor de R$250.000, você pode aproveitar os benefícios de ter um investimento tão seguro quanto a poupança, mas que renda muito mais.
A dica é procurar uma corretora que faça a seleção dos melhores bancos para investir no CDB, considerando o teto máximo deles e também o valor da taxa de juros. Isso vai te ajudar a escolher um investimento que seja mais vantajoso a longo prazo.
Seja qual for o seu tipo de investimento, é importante ter um contador te ajudando a fazer as contas e garantindo que o pagamento de tributos sobre essa taxa de juros vai valer mais a pena do que simplesmente manter o valor na poupança. Não deixe de pagar todos os tributos necessários, porque senão será necessário pagar valores ainda maiores devido às multas geradas pela sonegação. No CDB, normalmente, o valor do imposto de renda é descontado automaticamente na hora do resgate.
Gostou de saber um pouco mais sobre o CDB e o quanto você pagaria de imposto em relação aos seus rendimentos? Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para que possamos te ajudar melhor. Até a próxima! E visite nosso blog para mais dicas!