Muitos artistas se perguntam se viver de música é possível nos dias de hoje. Afinal, esse é o sonho da maioria deles: conseguir trabalhar apenas com o que amam fazer, sem a necessidade de atuar em um emprego formal de segunda a sexta para fechar as contas do mês. Parece difícil, mas empreender na música não é algo tão impossível, especialmente se você faz isso com planejamento, foco e cuidado. No texto de hoje, trouxemos dicas para músicos empreendedores mas não sabe nem por onde começar a fazer isso. Veja abaixo!
Mesmo durante a pandemia, muitos músicos conseguiram se restabelecer e ter rendimentos com lives, shows particulares pela internet e até mesmo com vídeos para as redes sociais. Outros, infelizmente, precisaram mudar completamente de ramo e buscar outras formas de ganhar dinheiro, já que os bares estavam fechados e os shows presenciais proibidos. Qual será que é o segredo de um músico comum, não famoso, para conseguir se manter mesmo em tempos de crises e viver apenas da música em qualquer cenário? Abaixo, algumas dicas podem responder essa dúvida!
Você não precisa ser um músico famoso e que ganha milhões para que a divulgação faça sentido. Com as redes sociais e com a internet, não é mais necessário viver apenas de indicações em barzinhos, tocando em bares locais e sem nenhuma expectativa de expansão. Se o seu trabalho é de qualidade, é preciso mostrar isso ao mundo o máximo possível por meio de vídeos e presença nas redes sociais e na internet no geral.
É essencial divulgar o seu trabalho não apenas para garantir mais locais para tocar, mas para garantir uma remuneração melhor, indo a bares e restaurantes que te valorizem mais e paguem o justo pela sua hora de apresentação. Além disso, é possível começar a tocar em shows, teatros, eventos, etc. Ou seja, divulgue-se, esteja presente online e faça acontecer! Se preciso, procure nossa ajuda para que possamos te orientar em como começar e como investir da melhor maneira possível - sem risco de gastar muito e não ter retorno o suficiente. Na quarentena, quem conseguiu se divulgar melhor, pôde aproveitar oportunidades online, como eventos de prefeituras e empresas, lives, entre outros.
Outra dica importante é investir na formalização, afinal, ao atuar apenas como autônomo, fica bastante complicado comprovar renda para ter acesso a crédito quando necessário, ao cartão, financiamentos, etc. Além disso, o músico formalizado consegue se aposentar e ter acesso a direitos básicos, como afastamento por doença, por exemplo. Isso sem contar que você poderá emitir nota fiscal aos seus contratantes, algo que pode ser decisivo para fechar ou não uma parceria de muito sucesso - locais grandes geralmente não aceitam que seus músicos atuem de maneira informal, então, fique de olho nisso e evite perder oportunidades apenas por falta de formalização. E, o processo é bem simples: basta saber quais são seus rendimentos anuais e abrir uma empresa com o enquadramento correto. Entre em contato conosco para que possamos fazer a sua formalização de maneira adequada e sem que você pague excesso de impostos.
Algo que poucos músicos pensam mas que faz toda a diferença para que viver de música seja possível, é o planejamento financeiro. Com ele, você consegue guardar dinheiro para o Capital de Giro, uma espécie de reserva para emergências, como foi o caso da pandemia de coronavírus, um dos maiores problemas que a humanidade enfrentou nos últimos anos. Além disso, o planejamento financeiro garante que você tenha possibilidade de vislumbrar o futuro, sabendo se é possível investir mais em anúncios, em um site melhor, etc. Sem saber o quanto você ganha, o quanto pode ganhar e as dificuldades que pode enfrentar, fica muito difícil fazer bons investimentos e ter o retorno esperado. Com certeza, o planejamento financeiro adequado é uma das principais ferramentas para que seja possível viver de música e não ser necessário ter um segundo emprego para pagar as contas! Afinal, não é porque você é autônomo que não pode ter segurança e estabilidade - essa ideia já caiu por terra há muito tempo e os empresários conseguem ter até mais segurança que um funcionário CLT. Mire nessa ideia!
Você quer viver de música, mas não quer gastar tempo ou dinheiro entendendo o cenário musical atual? Então, sentimos dizer, mas será impossível realizar esse sonho sem a dedicação total a ele. Você precisa se posicionar como um profissional e mostrar que tem objetivos e foco na carreira. Esqueça a ideia de que um músico profissional é apenas aquele que faz sucesso e ganha muito dinheiro - a partir do momento em que a música te sustenta, você é um músico profissional e merece se dedicar 100% ao seu sonho. Mais do que sonhar com fama, o músico apaixonado deve sonhar com viver da sua arte em tempo integral, sem precisar se preocupar com outros trabalhos que não agregam nesse sentido. Então, invista na música, procure bons consultores como nós da Fênix Consultoria e entenda o que precisa mudar para que seja possível chegar aonde deseja. Viver de música não é impossível, mas exige esforço e dedicação!
Gostou de saber as dicas sobre como viver de música? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até o próximo artigo!