Quando um advogado decide abrir um negócio com sócios, muitas coisas precisam ser analisadas para garantir que a empresa seja um sucesso. Afinal, esse é o modelo de negócio com mais complicações, já que a sociedade em si exige planejamento e cuidado para funcionar a longo prazo.
No texto de hoje, queremos te dar algumas dicas de como abrir um negócio com sócios, levando em conta alguns cuidados básicos para que você consiga manter sua empresa funcionando por muitos anos. Veja abaixo!
Se você já decidiu que abrir um negócio com sócios é a melhor opção para você neste momento, separamos abaixo algumas dicas importantes para garantir que esse modelo traga muito sucesso para todos os envolvidos. Vamos lá?
Se você vai abrir um negócio com sócios, é importante ter em mente que o parceiro ideal para isso não existe. Afinal, cada pessoa é única e tem defeitos e qualidades. O que você precisa é minimizar os riscos de que alguma coisa saia errado, escolhendo pessoas que realmente tenham o mesmo propósito que você. E mais, pessoas que você conheça a personalidade e saiba que vai conseguir lidar com ela de uma maneira positiva. Não é fácil lidar com pessoas no geral, mas se você encontrar um sócio cuja maneira de resolver os problemas seja parecida com a sua - ou que complemente a sua - será mais fácil. Considere alguns pontos:
Pense nisso tudo antes de convidar alguém para sua sociedade. Estamos falando de negócios, onde o seu dinheiro será aplicado e seus sonhos também. Vá com calma na escolha
Outro ponto importante na hora de abrir uma empresa com sócios é escolher o regime tributário que seja adequado para ela. O regime tributário diz respeito à como a sua empresa irá calcular e pagar os impostos e tributos, tanto federais, quanto estaduais e municipais. Existem três tipos de regimes tributários, que são:
Seja qual for a escolha do regime tributário, ela deve ser pautada em um estudo feito pela contabilidade contratada, garantindo que ele seja vantajoso financeiramente e também operacionalmente.
O capital social é uma verba inicial que a empresa tem para custear as suas operações durante os primeiros meses de abertura. Ele pode ser formado tanto por dinheiro, quanto por outros ativos, como as criptomoedas, por exemplo. É importante definir como será dividida a obrigação de cada sócio em relação ao capital social. Normalmente, cada sócio entra com um com um capital igual, especialmente quando falamos de sociedades menores, como é o caso das empresas de advocacia.
Mas é possível também que cada sócio entre com uma porcentagem diferente, porém, isso deve ser muito bem definido por meio do contrato social e também por outros detalhes para garantir que todos tenham direito à empresa conforme o investimento realizado. Para evitar brigas e desconfortos, pode ser mais interessante para o advogado que vai abrir um negócio com sócios, combinar que o capital social terá contribuição de todos igualmente. Essa não é uma regra, mas costuma garantir menos problemas no futuro da empresa.
Vale a pena ter sempre a ajuda de um especialista para te ajudar nesse momento!
Por fim, é muito importante que o advogado que vá abrir um negócio com sócios tenha uma contabilidade de confiança para realizar todos os processos, desde abertura, até a operação do dia-a-dia, como pagamento de burocracias, emissão de declarações obrigatórias, entre outras. Busque uma contabilidade que tenha experiência no seu nicho de atuação, no caso, que tenha experiência com advogados. Isso vai ajudar bastante a garantir que a sua empresa tenha a assessoria adequada para ela. No mais, abrir uma empresa com sócios pode ser um desafio, mas vale muito a pena se este for o seu desejo e se houver bastante cuidado e planejamento. Não deixe de procurar ajuda e faça tudo dentro da lei!
Gostou das dicas que trouxemos para advogados que pensam em abrir empresa com sócios? Entre em contato conosco se precisar de mais informações sobre o assunto e até mesmo se precisar de consultoria especializada. Estamos à disposição.
E não deixe de visitar nosso blog para mais dicas sobre abertura de empresas, contabilidade e negócios no geral. Até a próxima!