Há muitos anos nosso escritório trabalha com músicos de todo o Brasil. Grandes nomes da música e também músicos em início de carreira. Com isso, já presenciamos as mais diversas situações no mercado musical. Ao longo deste período percebemos alguns erros comuns que músicos podem cometer no início de carreira, que pode atrapalhar seu desenvolvimento e crescimento no setor de Show Business. Mas, fique tranquilo. Pois, reconhecer estes erros é o primeiro passo para corrigi-los e voltar a progredir. Confira a seguir.
O crescimento da internet a rapidez que as informações se espalham, somados à ansiedade dos músicos que estão começando geram muita expectativa em relação ao sucesso imediato. Afinal, algumas vezes cantores ficam famosos com um vídeo que viraliza na internet e surgem investidores, gravadoras e empresários com disposição para investir neste artista. Porém, não se pode contar com isso. É um grande erro esperar se tornar um sucesso da noite para o dia. Uma carreira não se constrói a curto prazo. É preciso estar ciente que este é um trabalho árduo e é preciso dar um passo de cada vez, para não gerar uma enorme frustração, capaz de afetar seu trabalho.
Outro erro comum é estabelecer um perfil antes de conhecer o mercado e o seu público. Mais do que talento e paixão pela música, é preciso pesquisar, observar a demanda do mercado e a reação do público com artistas relacionados ao seu perfil. É preciso ter uma análise técnica sobre a sua obra, cruzando dados do mercado com a sua identidade musical.
Enquanto não aparece um patrocinador ou gravadora, seja você mesmo seu investidor. Sempre que produzir um material novo, impulsione sua música nas redes sociais. É importante reservar um valor para sua divulgação para alcançar cada vez mais pessoas. E vale lembrar que você não precisa ter um álbum completo, com fotos e clipes superproduzidos para começar a divulgar seu trabalho. Use a internet a seu favor. E aí, você já cometeu algum destes erros? Após corrigi-los, você poderá focar na sua carreira com mais segurança. Não desanime. Continue criando, escrevendo novas músicas e aproveitando as oportunidade de apresentações. E para ajudar você no próximo passo, de formalização da sua carreira, confira este material gratuito que criamos para você: Guia para Empreendedores Musicais.