Quando pensamos em indicadores financeiros e econômicos, consideramos, de cara, os indicadores de uma empresa. Mas, para que possamos falar sobre esse assunto, precisamos iniciá-lo explicando sobre os indicadores econômicos de um país - no nosso caso, o Brasil.
Isso porque os indicadores financeiros e econômicos de um país afetam diretamente a vida financeira das pessoas e, claro, das empresas que atuam naquela economia. Hoje, vamos entender o que são os indicadores econômicos, quais são os principais considerados no Brasil e para que eles servem. Vamos lá?
Os indicadores financeiros e econômicos de um país, assim como os de uma empresa, são como um termômetro de como está a saúde da economia. Eles impactam diretamente as finanças da população e, claro, as empresas abertas no país também. São diversos indicadores econômicos que temos, mas o PIB é um dos principais deles, além da Selic e do IPCA. Nós vamos falar de cada um deles abaixo. Mas, para que você compreenda, o PIB é um indicador, por exemplo, que nos ajuda a entender se a taxa de emprego está alta, se a economia está em expansão e como anda o poder de compra do brasileiro, entre outros detalhes.
Como empresário, é bastante importante ficar de olho nos indicadores econômicos, pois eles podem afetar diretamente - e afetam - suas decisões de investimentos presentes e futuros.
Abaixo, vamos falar um pouco sobre os principais indicadores econômicos, embora haja uma série deles. Os que iremos citar são os mais simples de consultar e compreender, mas o investidores precisa ter conhecimento sobre praticamente todos os indicadores disponíveis para que ele faça boas escolhas. Vamos lá!
1- PIB
Vamos começar falando do PIB, que é o Produto Interno Bruto. Ele é um indicador financeiro que funciona somando todos os bens e serviços finais produzidos pelo país. Essa soma é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O PIB diz muito sobre a economia do país e quando ele está em alta, significa que temos uma economia em expansão, algo que não tem acontecido nos últimos anos.
2- Selic
A Selic é importantíssima para qualquer investidor ou mesmo para donos de empresas. De forma geral, a Selic é a taxa básica de juros e capaz de influenciar outras taxas de juros, como as dos empréstimos, por exemplo. Quando a Selic está em baixa, significa que o seu empréstimo poderá ter juros menores, assim como um financiamento. Por outro lado, investimentos podem render menos por causa desse mesmo indicador, o que torna importante saber quando é o momento de pedir dinheiro emprestado e quando é o momento de investir.
3- IPCA
O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele, basicamente, serve para medir a inflação oficial do país. De maneira geral, o IPCA vai medir a variação de preços dos produtos para os consumidores, além também de serviços, habitação e vestuário.
4- Taxa Referencial (TR)
A Taxa Referencial, a TR, é um indicador econômico que tem como objetivo calcular o rendimento de investimentos, como a poupança.
5- Balança Comercial
A balança comercial é dividida entre exportações e importações. Quando um item vem de fora, é uma importação, e quando um item é vendido para fora do país, é uma exportação. Essa contabilização das transações é o resultado da balança comercial.
6- Dólar
O dólar, como já imaginamos, impacta muito na economia do país. Temos indicadores de dólar, o comercial, que é a cotação da moeda americana em relação ao real e o dólar turismo. O dólar comercial é o indicador mais importante para a economia, pois ele impacta diretamente no preço dos produtos exportados. Já o dólar turismo é comprado por pessoas físicas, normalmente para investimentos ou para viagens ao exterior.
7- Salário mínimo
Por fim, temos o salário mínimo, que é um indicador muito importante para o país. Ele é, de forma geral, o valor mínimo que as empresas devem pagar aos seus funcionários registrados via CLT. Os indicadores de salário mínimo não se resumem apenas ao valor, mas também a quantas pessoas recebem o valor mínimo por mês, o que pode indicar se a economia está em baixa ou em expansão. Afinal, quanto mais pessoas que recebem apenas um salário mínimo, mais temos uma economia frágil. Ao mesmo tempo, o salário mínimo ajuda também a definir quem está empregado e quem está na fila do trabalho. Seja como for, é um indicador econômico muito importante e que deve ser levado em consideração sempre!
Agora que você sabe um pouco mais sobre os indicadores econômicos do país, vale a pena saber que a mesma premissa acontece para as empresas. Em nosso blog, vamos falar um pouco sobre eles para que você compreenda melhor.
Porém, em resumo, basta entender que os indicadores econômicos e financeiros de uma empresa ajudam muito a garantir que o seu negócio tenha o sucesso esperado e evita as falências por má gestão. Assim como no país, que é uma grande empresa pública, temos que nos preocupar com os indicadores econômicos e financeiros de um negócio, mesmo que em menor escala. E, claro, os indicadores do país vão impactar diretamente neles.
Gostou de saber mais sobre os indicadores econômicos do país? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!