Os Indicadores Financeiros de empresas são métricas que podem mudar completamente a forma de gerir um negócio. Através dos Indicadores Financeiros, é possível ter uma tomada de decisões mais assertiva e permitir ações muito mais seguras e viáveis. No texto de hoje, vamos entender a importância dos Indicadores Financeiros de empresas e quais são os principais deles que devemos nos atentar para ter um negócio muito mais saudável. Lembrando, claro, que um empresário comum dificilmente vai saber sobre todos os indicadores financeiros, então, é importante que ele possa contar com uma contabilidade de confiança para isso. Veja abaixo mais sobre o assunto!
Como explicamos na introdução do texto, os Indicadores Financeiros de empresas são essenciais para a saúde do negócio. Eles são, como o nome indica, indicadores, as métricas que utilizamos para analisar a empresa como um todo.
De maneira mais simples, podemos dizer que eles são os dados que nos dizem sobre o desempenho passado - ou seja, os resultados da empresa - e o desempenho futuro - os resultados possíveis com base no orçamento e na demanda de clientes. Com todas essas informações em mãos, os Indicadores Financeiros de empresas ajudam o empresário a enxergar com clareza onde ele está e onde pode chegar.
A maioria dos empresários não sabe o que são Indicadores Financeiros de empresas ou não sabem quais são os indicadores que devem ser analisados dentro do seu negócio. A grande dificuldade é conseguir possuir as informações sobre a sua empresa de maneira clara, pois a leitura é realizada por meio dos demonstrativos que são responsabilidade da contabilidade, como o Balanço Patrimonial, por exemplo.
É preciso que a contabilidade esteja alinhada com as expectativas do cliente e com os Indicadores Financeiros para que seja possível reunir todas as informações e mesclá-la com eles. É uma tarefa árdua, mas que faz toda a diferença para os negócios, mesmo os menores!
Agora, vamos falar dos Indicadores Financeiros, que são o assunto principal do nosso texto. Quais são eles: Veja abaixo os mais importantes:
A margem bruta é fundamental para que se tenha uma ideia do que a empresa está faturando a cada venda. Ela é a porcentagem de ganho durante essas vendas. Veja como calcular:
A margem EBITDA é um dos Indicadores Financeiros mais importantes, pois ela nos diz o quanto uma empresa é rentável ou não. Ela é importante para apresentar aos investidores, por exemplo. A margem EBITDA tem relação com o core da empresa e desconsidera todos os fatores financeiros como juros e amortizações. Veja como calcular:
A margem líquida está entre os Indicadores Financeiros que mais são utilizados para entender a saúde da empresa. Ela tem relação com a porcentagem de lucro líquido da empresa. Veja como calcular:
A margem de custos é fundamental! Ela serve para que a sua empresa saiba quais os seus custos totais para manter a estrutura funcionando. Isso significa subtrair todos os custos totais da receita para entender quanto vocês gastam com insumos, embalagens, funcionários e outros detalhes. Se for na área de serviços, é preciso descontar ferramentas online, softwares, energia, etc.
Veja como fazer a conta:
O ponto de equilíbrio deve ser calculado para entender quanto a empresa deve faturar para cobrir os custos totais, ou seja, o quanto ela precisa faturar apenas para manter as portas abertas. O que sobra do ponto de equilíbrio é o lucro total do negócio e saber disso de forma exata vai te ajudar a entender o quanto é preciso guardar, se é possível investir, se é melhor esperar um pouco, etc.
A liquidez corrente serve para você ter uma noção do quanto você consegue captar em curto prazo. Veja como fazer a conta:
Se sua empresa tem empréstimos ou outras dívidas, você deve saber o índice de cobertura de juros para entender qual a real situação do negócio. Veja como calcular:
Por fim, temos o ROI que significa o retorno sobre o investimento. Isso quer dizer que o ROI mede o quanto você ganhou com o investimento na sua empresa. Veja como calcular o ROI:
Veja que são muitos indicadores financeiros de empresas que devem ser considerados, mas é possível obter todas essas informações por meio de um contador que tenha tudo disponível para ser analisado quando necessário.
Como falamos, os indicadores financeiros importam muito, porque eles permitem que se tenha uma ideia clara sobre o negócio e suas possibilidades. Procure o seu contador de confiança e peça para ele te ajudar a entender os seus indicadores financeiros e a real situação da sua empresa.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!