O ROI é a sigla para o nome em inglês "return on investment.", que, na tradução, é o retorno sobre o investimento. O ROI é um indicador financeiro importante de uma empresa - se você não sabe o que são os indicadores financeiros de um negócio, sugerimos que leia alguns textos do nosso blog sobre o assunto. Como o nome indica, o ROI tem como finalidade qual o retorno sobre os investimentos realizados na empresa, fazendo com que seja possível identificar aqueles que são boas opções ou não.
Mas para que fique mais fácil entender o conceito do ROI, abaixo vamos falar sobre esse e te ensinar como calculá-lo no seu negócio, mesmo que ele seja pequeno. Vamos lá!
Já explicamos na introdução, mas vamos reforçar: o ROI é o indicador financeiro que determina o quanto um investimento teve de retorno - normalmente, isso pode ser mensurado por porcentagem. Dessa maneira, ao calcular o ROI, você consegue saber se sua empresa tem tido um bom resultado ou se o investimento é alto demais para o que ela entrega no fim das contas.
Com o ROI em mãos, é possível tomar melhores decisões e saber como agir com relação aos investimentos. Abaixo, vamos para a fórmula utilizada para chegar ao ROI.
Vamos imaginar um caso hipotético:
Uma empresa faturou 200 mil reais e o investimento inicial foi de 20 mil. Ficaria, então:
Veja que o retorno foi de 9 vezes acima do valor investido, o que é algo muito bom e que faz com que o empreendedor entenda que aquele investimento é excelente. Mas para fazer essa continha, antes de mais nada, você precisa saber o que é considerado receita e o que é considerado custo. Vamos entender mais:
A receita que você irá utilizar no cálculo do ROI é tudo aquilo que entra como valor financeiro para o investimento. Isso significa tudo que foi gerado de dinheiro por causa daquele valor investido. No caso de produtos, basta pegar o valor total das vendas. Já em uma campanha de marketing, será preciso utilizar outras métricas para saber o ganho com aquele investimento.
O custo deve ser geral e englobar tudo que foi investido para ter aquele resultado. Isso significa, no caso de produtos, o pagamento de fornecedores, matéria-prima, custos com funcionários, espaço, tecnologia, energia, etc. No caso de campanhas, o custo deve ser total, por exemplo, o quanto foi pago à agência de marketing, por exemplo, além do tempo analisando métricas, reuniões, etc. Tudo deve ser incluído no custo total, inclusive também o seu tempo para se dedicar àquela tarefa. Por isso, quanto mais preciso for o seu cálculo, melhor será o resultado, pois você terá uma ideia bastante clara sobre o investimento.
Agora que explicamos o que é o ROI e como você pode fazer o cálculo, vamos falar abaixo dos benefícios de procurar sempre aplicar o ROI na sua empresa e em todos os investimentos que fizer. Veja!
1- O ROI é um indicador muito confiável
O ROI é um indicador financeiro muito confiável e muito simples de utilizar. O resultado dessa conta é muito fácil de bater com outras planilhas e até com outros indicadores financeiros da sua empresa, tornando o ROI uma excelente ferramenta, até mesmo para empreendedores que estão começando e que possuem uma empresa pequena. Para quem nunca trabalhou com indicadores financeiros, o ROI vai ajudar a entender um pouco da lucratividade da sua empresa, ajudando também a tomar decisões mais assertivas em relação aos investimentos que têm sido feitos para aumentar o fluxo de clientes e até mesmo para vender mais. A conta é muito simples e fácil de fazer para qualquer empreendedor que tenha um controle dos seus custos e da receita líquida - obviamente, quem não faz esse controle vai ter muita dificuldade e talvez até não conseguir calcular o ROI, o que significa que a empresa precisa de uma gestão melhor.
2- Atrai investidores
O ROI é um indicador financeiro básico para qualquer empreendedor que quer atrair investidores e quer abrir o seu capital para outras empresas e pessoas dispostas a investir dinheiro no negócio. Dificilmente um investidor vai colocar dinheiro numa empresa sem, pelo menos, este indicador financeiro muito bem definido. Então, para startups, por exemplo, o ROI é elemento básico!
3- Te ajuda a tomar boas decisões
Se você não sabe qual é o retorno que a sua empresa dá, fica muito difícil saber se vale a pena investir mais agressivamente ou se é melhor segurar as pontas até que as coisas entre nos eixos. O ROI, apesar de parecer bem simples, é excelente para que você tome boas decisões e possa analisar seus investimentos da melhor maneira possível. Não abra mão da possibilidade de ter mais confiabilidade nas suas decisões e sempre mantenha os seus indicadores financeiros atualizados.
Gostou de saber mais sobre o ROI? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais e não deixe de visitar o nosso blog para mais dicas sobre finanças, empreendedorismo e contabilidade. Se precisar de ajuda para definir os indicadores financeiros da sua empresa, entre em contato conosco!