• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • Os riscos de vender produtos online sem formalização adequada

Os riscos de vender produtos online sem formalização adequada

  • Fênix consultoria

Muitos empreendedores estão investindo pesado em vendas online, seja de infoprodutos ou até mesmo de produtos físicos, com estoque virtual - algo que tem se tornado uma excelente maneira de ganhar dinheiro sem precisar se preocupar com a criação de espaços físicos grandes, que demandam muita mão de obra e investimentos. Mas, apesar de todas as coisas boas que envolvem o empreendedorismo digital, existem problemas que não podem ser ignorados, como o fato de que diversos desses empreendedores escolhem deixar de se formalizarem, rentabilizando seus negócios antes mesmo de finalmente abrir uma empresa ou se enquadrar da maneira correta. No texto de hoje, vamos contar um pouco dos riscos que estão envolvidos na hora de vender produtos online de maneira informal. Veja abaixo! 

 

Vender produtos online sem abrir empresa - Principais riscos

 

Qualquer pessoa pode vender produtos online, seja por meio de um e-commerce ou até mesmo por meio de marketplaces e plataformas que permitem essa venda muito rápida, simples e sem tanta burocracia. Para receber por esse produto também é relativamente simples, geralmente por meio de plataformas de pagamentos onde nem sempre é preciso ter um CNPJ para conseguir receber de maneira 100% digital. Dito isso, fica fácil entender porque muita gente acaba caindo no erro de começar suas vendas antes de abrir a empresa, de forma totalmente informal - ou formalizado de maneira inadequada. Abaixo, vamos falar dos riscos de ignorar a importância da formalização. Veja!

 

1- Precisar pagar multas por desenquadramento

 

Um risco muito grande de quem vende produtos online sem a formalização adequada é estar enquadrado e desenquadrar automaticamente por excesso de rendimentos. Isso acontece muito com quem atua online, especialmente porque os rendimentos podem crescer de um mês para o outro de maneira exponencial, fazendo com que o empreendedor não se prepare burocraticamente para conseguir acompanhar as vendas. 

Esse é um risco grande que deve ser analisado com o seu contador dia a dia para que ele possa tomar a decisão de desenquadrar no momento certo, sempre evitando que haja a cobrança de multas e o desenquadramento automático por parte do fisco. Vale dizer que as multas são bastante elevadas, chegando a ser necessário pagar o retroativo do ano inteiro onde houve o enquadramento errado, o que pode fazer com que o empreendedor entre em dívidas e até mesmo acabe falindo, devido à quantidade muito grande de dinheiro que precisará dispor de uma única vez. Quando falamos na contabilidade de uma empresa, é sempre melhor prevenir do que remediar, especialmente quando se tratam de valores altos, como pode acontecer com as vendas de produtos online. 

 

2- Não conseguir se regularizar

 

Se você se vê em uma situação onde os seus rendimentos aumentam, mas você não está preparado para isso, é totalmente possível acontecer de haver um endividamento tão grande que não haja a possibilidade de regularização. Isso acontece bastante e, na pandemia, muitos empresários precisaram fechar seus negócios por um tempo até conseguirem pagar as dívidas - alguns perderam a oportunidade de incentivo fiscal que o governo trouxe, por exemplo. Não conseguir se regularizar é algo que nenhuma empresa deseja passar, pois faz com que haja muito mais dificuldade para abrir um novo negócio e necessidade de ficar parado por um bom tempo. O melhor dos mundos é ter sempre um contador atento a cada venda para realizar o desenquadramento quando necessário. 

 

3- Não conseguir emitir nota fiscal

 

Existem muitos empreendedores que vendem produtos online sem nem mesmo abrir uma empresa para isso. Esse caso é um pouco mais complexo do que o de quem está com enquadramento errôneo, porque algumas das principais burocracias não poderão ser feitas, como emitir uma nota fiscal ao cliente. Se você vende produtos online para pessoas físicas, isso pode configurar crime de sonegação e sua empresa poderá responder por isso. Então, evite ao máximo começar suas vendas sem a formalização necessária e sempre emita a nota fiscal de todos os seus produtos. Nesse caso, vale a pena abrir uma empresa com o enquadramento inicial menor e ir migrando conforme seus rendimentos crescem. 

 

4- Ter mercadorias apreendidas

 

Ainda falando sobre a questão das notas fiscais, se você vender os produtos sem elas, é totalmente possível que o fisco cheque o problema e apreenda as mercadorias. Imagine um produto vendido não chegar ao seu cliente porque você não ofereceu a nota? Esse é um risco real e que realmente pode se concretizar, especialmente quando o volume de vendas começa a aumentar. Mas mesmo para vendas pequenas, existe o risco de haver apreensão, inclusive se elas forem realizadas por marketplaces. Fique de olho e se formalize o quanto antes para que o seu e-commerce esteja dentro da lei e pronto para vender muito, com as notas fiscais que são direito do seu cliente. 

 

Conclusões

 

Vender produtos online sem formalização adequada é um risco muito grande para qualquer novo empreendedor. Por isso, procure um contador e peça ajuda para ele. Se formalizar é essencial para ter uma empresa capaz de crescer e se desenvolver cada vez mais. 

 

Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima! 

Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.