Em nosso blog, falamos um pouco sobre os indicadores financeiros do país e também das empresas. Falamos sobre a margem líquida e outros indicadores que são muito importantes para entender um pouco sobre como está a real situação da sua empresa e o que precisa mudar para que seja possível investir de maneira segura. Dê uma olhada no nosso texto sobre o assunto para ter uma base sobre quais são os principais indicadores financeiros de um negócio, antes de continuar a leitura.
Continuando o assunto, abaixo, nós vamos te falar quais são os riscos que você corre ao não estudar esses indicadores ou até mesmo ignorá-los. Veja!
Quando falamos em ignorar os indicadores financeiros, precisamos explicar que estamos dizendo que é muito comum um empreendedor médio não saber quais são esses indicadores ou até ter uma base de dados confiável e não utilizá-la por desconhecimento ou até mesmo por estar com agenda muito cheia e sem tempo para estudar os indicadores financeiros de maneira mais aprofundada. Então, veja os riscos!
1- Você faz investimentos inadequados
Um dos grandes riscos de não saber ou ignorar os indicadores financeiros está no fato de que você pode acabar fazendo investimentos inadequados, simplesmente porque não sabe bem como sua empresa está reagindo aos negócios atuais. Mesmo que você esteja fechando o ano no azul, é preciso saber se é seguro investir, especialmente quando isso significa expansão ou abertura de outra filial. Não é incomum vermos empresários falindo porque decidiram abrir uma filial sem observar os indicadores financeiros de maneira correta - e isso pode ser evitado com um estudo aprofundado do assunto.
Sempre observe se os indicadores financeiros estão favoráveis aos investimentos e busque fazer expansões de maneira segura, pensando sempre naquilo que é mais indicado pelos números.
2- Você deixa de investir por medo
Em contrapartida, o empresário que não estuda seus indicadores financeiros pode simplesmente deixar de investir por medo do que pode acontecer. Isso é bastante normal quando não se tem uma ideia clara sobre o que a empresa tem de lucro, custos, despesas e margens, tornando o negócio engessado e dependente de valores altos na conta para que o empresário passe a ter coragem de investir e expandir. Por isso, os indicadores financeiros são primordiais para uma tomada de decisão assertiva, clara e segura.
Vale dizer que deixar de investir no seu negócio é tão ruim quanto investir de maneira errada, então, busque sempre um equilíbrio e se preocupe em se basear em dados.
3- Você tem um lucro menor do que poderia
Os indicadores financeiros também ajudam bastante na hora de definir o lucro de um produto ou serviço. Sem saber quais suas margens, é possível que se gaste mais do que o necessário com um fornecedor, por exemplo, além de haver um risco enorme de ter uma margem de lucro muito pequena, quase inviabilizando o negócio como um todo.
Quem não conhece bem as suas margens de lucro e de retorno pode acabar se endividando tentando pagar os custos que poderiam ser menores, caso houvesse um estudo por trás deles. Sempre busque entender os indicadores financeiros das suas vendas, mesmo que o seu negócio seja muito pequeno.
4- Sua empresa gasta mais do que o necessário
Saber os custos que sua empresa tem para se manter aberta também pode ser possível através dos indicadores financeiros, desde que eles estejam sempre atualizados e estejam sendo estudados. Caso não, é possível que sua empresa gaste muito mais do que o necessário, com custos elevados que poderiam ser repensados. Saber disso é importante para que, mais uma vez, haja uma tomada de decisão assertiva e seja mais fácil entender o que está havendo de errado para que o seu negócio gaste tanto dinheiro com os custos para se manter aberto. Pode ser necessário modificar a política da empresa, mudar fornecedores, atualizar a equipe, enfim, muitas alternativas são viáveis para que sua empresa gaste apenas o necessário.
5- Você consegue abrir o seu negócio para investidores
Por fim, mas não menos importante, ao saber os seus indicadores financeiros, é possível abrir o seu negócio para investidores, pois haverá dados suficientes para isso. Um dos indicadores financeiros mais necessários para isso é a margem EBITDA, que fornece dados sobre o quanto a empresa é rentável ou não. Dessa forma, se você desejar abrir a empresa para receber investimentos, os investidores terão mais clareza sobre o seu negócio e poderão oferecer propostas muito melhores, baseando-se nesses dados.
Isso sem falar no seu próprio investimentos, que já citamos acima. Ao ter noção da sua margem EBITDA, você sabe o quanto vale investir recursos próprios naquele negócio ou não.
Os indicadores financeiros fazem parte de qualquer negócio e são extremamente importantes, mesmo que você seja uma pequena empresa. Ter o hábito de estudar e analisar esses indicadores é fundamental para ter mais saúde financeira - o ideal, porém, é contratar um especialista para que ele te ajude nesse sentido, seja um contador ou um consultor financeiro. Isso fará com que os seus indicadores financeiros nunca sejam ignorados e será possível uma tomada de decisão mais clara e assertiva, tornando o seu negócio cada vez melhor.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares e visite nosso blog para mais sobre o assunto!