Quando alguém recebe um pagamento por bitcoins, a primeira dúvida que surge é a respeito de como declarar esse valor, especialmente no Imposto de Renda. Afinal, será que o bitcoin é considerado uma moeda “oficial”? Será que é mesmo preciso declarar os valores no programa da Receita Federal ou será que não há problema algum em simplesmente manter os bitcoins guardados, sem que os fiscos saibam disso? São muitas dúvidas e sabemos que é difícil entender tudo sobre as criptomoedas rapidamente, mas vamos trazer no texto de hoje um parâmetro geral de como você deve proceder com os bitcoins caso receba-os como pagamento. Veja abaixo!
Uma dúvida muito comum a respeito dos bitcoins é se eles precisam ser declarados sempre que houver a posse das moedas, ou seja, a partir do momento que você receber um bitcoin como pagamento ou quando você comprar a criptomoeda em uma empresa especializada nisso. Via de regra, não é necessário declarar o bitcoin no seu imposto de renda assim que ele entrar na sua carteira digital. Mas, trouxemos abaixo alguns motivos para que você faça isso o quanto antes:
Além disso, hoje em dia existe um controle maior a respeito do bitcoin, especialmente se você compra em uma empresa especializada, que é obrigada a declarar essas vendas. Se você recebeu um valor por meio do bitcoin, é possível que a pessoa que fez o pagamento também tenha declarado essa saída, o que faz com que a Receita Federal cruze os dados e a sua declaração entre na malha fina por não estar 100% condizente com as suas movimentações financeiras. O bitcoin hoje é considerado um ativo financeiro e declará-lo é fundamental para garantir que você esteja em dia com os fiscos e não receba multas.
Dito isso, vamos explicar como você pode declarar o bitcoin no IR:
Além do que falamos, existem outras regras em relação ao bitcoin e outras declarações que precisam ser feitas, caso você ganhe dinheiro com a criptomoeda e tenha um aumento de capital com a compra e venda dela. Dê uma olhada em nosso blog e confira nos últimos posts mais informações sobre como declarar as suas criptomoedas e como pagar impostos de acordo com o tipo de transação que foi feita com elas. No caso da pessoa que apenas receber um pagamento com bitcoin, a única obrigação é declarar o imposto de renda quando o valor ultrapassar os cinco mil reais. Lembrando que sugerimos a declaração mesmo com valores menores, garantindo mais tranquilidade na questão da valorização.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!