• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • Tudo sobre Cultura Organizacional para aplicar no seu negócio

Tudo sobre Cultura Organizacional para aplicar no seu negócio

  • Fênix consultoria

A cultura organizacional é um trabalho em tempo integral, um trabalho duro e árduo, que exige muita dedicação, especialmente do dono da empresa. Vale dizer que a cultura organizacional não é algo onde o empresário consegue um resultado rápido, porque ela é implementada para colher frutos a longo prazo - estima-se que a mudança de todos os funcionários só é completa após cinco anos de trabalho duro e insistência. 

Para te ajudar a entender o que é cultura organizacional e como ela pode ser aplicada na sua empresa, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto. Veja!

Afinal, o que é cultura organizacional?

 

A cultura organizacional é aquilo que define sua empresa e como todos atuam ali. Se você tem uma empresa cujos trabalhadores pensam em resultado, isso é cultura. Se você tem uma empresa onde as pessoas buscam performance e resultado rápido, isso é cultura. Se você tem uma empresa onde a qualidade é o que mais importa, isso é cultura. E se o seu time está desanimado, isso é cultura. 

Ou seja, cultura é o conjunto da obra que faz uma empresa performar bem, meia boca ou performar mal. Cultura é como sua empresa funciona. 

Veja o exemplo do Brasil e do Japão:

 

  • Um país é pequeno, onde nada consegue ser plantado diretamente no solo, com muitos terremotos e desastres naturais. 

 

  • O outro tem tamanho continental e um dos melhores climas do mundo. 

 

  • Um país é a terceira potência mundial, o Japão. E o outro está sempre patinando para conseguir algum resultado, o Brasil. O que difere ambos? A cultura. A forma como agimos e o que aceitamos e não aceitamos como sociedade. 

 

Em suma, uma empresa em determinado setor pode crescer, enquanto a outra exatamente nas mesmas condições, pode não performar igual e ter até prejuízo. De modo geral, a cultura é algo que você faz intencionalmente e pode ser que tenha já na sua empresa - ou, como acontece na maioria das vezes, acha que tem, mas ainda nem chegou perto de desenvolver. Abaixo, vamos entender mais sobre os pontos que fazem ser possível desenvolver a cultura em uma empresa. 

Começando pelo PVE - Ponto de Vista Educativo

 

Para entendermos as ferramentas que são capazes de mudar a cultura organizacional da sua empresa, precisamos passar pelo PVE, que é a sigla para Ponto de Vista Educativo. De maneira simples, é tentar desenhar a sua cultura, colocar no papel e garantir que todos estejam na mesma página que você. 

O PVE é sobre valores. Você precisa definir coisas, como:

 

  • O que é tolerável na sua empresa em questão de comportamento? O que leva cartão vermelho, o que leva cartão amarelo e o que está liberado para o cartão verde?

 

  • Qual o mindset esperado da sua equipe? 

 

  • Como você quer que o seu cliente se sinta ao adquirir seu serviço? 

 

Para que tudo funcione, é preciso haver um trabalho de insistência, uma busca constante por viver aquilo. Repetir os valores para os funcionários diariamente na insistência de que eles se lembrem dos valores da empresa e se adequem a eles. 

Logo, aos poucos, você passa a atrair pessoas que pensam como a cultura organizacional e que se identificam com ela. 

Formas de gerar identificação

 

Vemos muito como um grande exemplo de empresa com ótima cultura organizacional o Google. Mas o que mais chama atenção no Google são os chamados mimos, como ping pong, puffs pela empresa, flexibilidade do ambiente de trabalho. 

Porém, acredite: não é isso que faz com que as pessoas se identifiquem e queiram trabalhar no Google. Por lá, os funcionários são chamados de Googlers e dar um nome para sua equipe é uma excelente forma de gerar identificação. 

Além disso, existem outras maneiras de gerar identificação, como procurar contratar pessoas que pensam e sentem como a empresa. 

A cultura atrai e a cultura repete. Aos poucos, quem não se identifica com a cultura organizacional acaba indo embora, seja por conta própria ou por causa de uma decisão difícil - mas necessária - do gestor. 

Se uma pessoa em específico acaba sendo resistente às mudanças, mesmo que seja um funcionário antigo, é preciso ter calma, cautela, explicar para ela o que precisa mudar e, se não houver avanço, infelizmente, deixá-la livre para buscar novas oportunidades. 

Vale lembrar que sempre haverá uma certa resistência dentro da empresa e, para que os colaboradores pensem em mudar, eles precisam ver os benefícios para eles que essa mudança trará. Em média, estima-se cinco anos para que a cultura organizacional se estabeleça, como dissemos no início deste texto - até lá, paciência e persistência devem ser palavras-chave. 

Não esqueça: ter um colaborador em desconforme com a cultura organizacional é ruim para sua empresa e ruim para ele também, que poderia estar em um ambiente de trabalho onde ele se sinta mais apto a continuar tendo uma boa performance. Enquanto você está com a equipe errada, a equipe certa está esperando para agir! 

Por fim, para gerar identificação, é preciso haver clareza, desde o momento da contratação, da divulgação da vaga, até no dia-a-dia. Sempre relembre os valores da empresa. 

Home office e Rádio Peão

 

Temos, hoje em dia, três cenários possíveis dentro da cultura organizacional da sua empresa: quando há o home office total, quando há o modelo híbrido e quando há o modelo 100% presencial. 

No home office e no híbrido, o que precisa ficar claro é que a empresa deve continuar expondo seus valores e insistindo na sua cultura. O home office não muda os valores da empresa, apenas é um valor a mais. Se sua empresa preza pela entrega de qualidade, bom atendimento ao cliente, etc, isso não deve ser diferente no home office. 

Agora, no presencial, temos um problema maior a ser combatido, que é a famosa Rádio Peão. Ela se caracteriza pelo momento onde os funcionários se reúnem, seja no café ou no happy hour, para reclamar ou induzir os demais a não se empenhar em determinadas mudanças propostas. Nesse caso, você precisa estar firme e convicto dos seus valores, sempre mantendo o mesmo posicionamento e, com isso, gerando a confiança que eles precisam. Além disso, vale estar presente nesses momentos ou ter uma estrutura onde todos convivem juntos sem as famosas "panelinhas". 

 

Conclusões

 

A cultura organizacional é um desafio que merece ser vivido. Quanto antes você começar a implementá-la, mais cedo será possível colher seus frutos. Comece hoje mesmo pensando em como preencher sua folha em branco com os valores e o que sua empresa quer tolerar ou não como comportamento. Aos poucos, a cultura organizacional toma forma e passa a ser uma realidade. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima! 

Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.