Uma dúvida muito comum dos advogados que trabalham por conta própria, é se eles podem abrir uma empresa sem funcionários, já que, normalmente, todo o trabalho é realizado sozinho, sem que seja preciso contratar alguém, na maioria das vezes. Mas será que essa prática é considerada legal? E quais são os cuidados que um advogado deve ter ao abrir uma empresa sem funcionários? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, além de explicar um pouco dos motivos que fazem muitas pessoas optarem por negócios sem colaboradores. Veja abaixo!
Antes de mais nada, precisamos responder à pergunta central deste texto: um advogado pode abrir uma empresa sem funcionários? E a resposta é sim, uma empresa pode ser aberta sem funcionários e o advogado pode fazer isso como qualquer outro empresário, desde que ele enquadre o seu negócio da maneira correta para evitar problemas com a fiscalização. Mas, de modo geral, qualquer empresa pode ser aberta sem nenhum colaborador, apenas o dono. Também é possível fazer isso sem a necessidade de um sócio, abrindo uma empresa individual, algo que é bem interessante para quem pretende tocar o negócio sozinho, sem o risco de firmar uma sociedade.
No caso do advogado, abrir uma empresa sem funcionários é algo bastante tranquilo e corriqueiro, afinal, esse é um profissional que trabalha sozinho normalmente. Mas, existem algumas empresas que precisam ter funcionários, como as indústrias, por exemplo. O que não é recomendado de maneira alguma é que o empresário abra uma empresa e passe a contratar um funcionário sem o devido registro, no intuito de economizar com impostos e serviços. Apesar de parecer vantajoso financeiramente, fazer isso pode ser bastante perigoso e causar problemas com a fiscalização, que costuma aparecer de tempos em tempos nas empresas perguntando sobre o registro dos funcionários. Então, para que fique claro, é possível abrir uma empresa sem funcionários, mas isso deve ser realizado dentro da lei e quando realmente o empreendedor trabalhar sozinho. Se você tiver alguém trabalhando todos os dias no seu negócio, essa pessoa precisa ser registrada como manda a legislação, combinado?
Se você já fez todas as suas análises e descobriu o que realmente é melhor abrir a sua empresa sem ajuda de nenhum colaborador, é importante tomar alguns cuidados para garantir que você esteja dentro da lei. Veja algumas dicas!
Apesar de, legalmente, ser relativamente tranquilo abrir uma empresa sem funcionários, na prática, pode ser difícil fazer isso. Afinal, você será responsável por tudo sozinho e o advogado tem inúmeras funções que vão além de dar andamento aos processos - é preciso cuidar das finanças, do marketing e do atendimento aos clientes. Mas se o seu orçamento está apertado no momento e você quer continuar o seu processo de abertura sem pensar em colaboradores agora, veja algumas dicas:
1- Automatize processos
Tudo que puder ser automatizado, você deve automatizar. Procure softwares que te ajudem na questão financeira, com relatórios e previsões orçamentárias. Além disso, automatize alguns processos de marketing, como os e-mails e outros. Busque na tecnologia formas de facilitar o seu trabalho ao máximo!
2- Terceiriza tarefas
Mesmo que você não queira contratar funcionários agora, pode ser uma boa ideia contratar de forma terceirizada alguém para determinadas tarefas. Mas, não esqueça que essa pessoa deve receber por produção e não por hora e precisa não ter vínculo trabalhista para que você não receba uma multa por falta de registro de funcionários. Uma boa dica é fazer contratos de prestação de serviços e pagar por demanda, exigindo sempre a nota fiscal.
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