Fazer a declaração de Imposto de Renda 2021 para Músicos pode ser bastante complicado, afinal, esses profissionais costumam ter mais dificuldade para se manterem em dia com os órgãos fiscalizadores - geralmente porque são informais e não possuem exatamente um rendimento fixo mensal. Em tempos de pandemia, o problema ficou ainda mais exacerbado e os músicos deixaram de se preocupar tanto com a formalização e com as obrigações fiscais. Vale dizer que isso é bastante preocupante, já que os órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal, não vão deixar de cobrar os impostos atrasados, o que pode gerar multas e restrições no nome dessas pessoas. Para te ajudar a entender melhor como realizar o imposto de renda 2021 para músicos e não deixar essa obrigação de lado, separamos abaixo algumas dicas importantes sobre o assunto. Veja!
O imposto de renda 2021 para músicos é necessário anualmente?
Sempre gostamos de explicar aqui nos textos do blog o quanto é importante a realização do Imposto de Renda 2021, seja para músicos ou para qualquer outro profissional que possua o rendimento anual bruto maior do que o limite de isenção imposto pela Receita Federal. Isso significa que não importa qual é a sua área de atuação, se você tem ou não empresa aberta ou se está formalizado de alguma maneira, o imposto de renda vai ser cobrado em algum momento e a sonegação pode gerar uma série de problemas a longo prazo. Agora, para saber se você, especificamente, precisa ou não se preocupar com a declaração, basta entender algo bastante simples:
Entendendo como declarar o auxílio emergencial
Neste ano de pandemia, algo muito interessante aconteceu. Especialmente profissionais como músicos, que tiveram alguns meses onde não foi possível trabalhar, precisaram do auxílio emergencial. Porém, se, ao somar todos os seus rendimentos do ano, você ultrapassou o limite da isenção e o valor de R$ 22.847,76, será preciso declarar e devolver o valor do auxílio. Vamos explicar melhor:
1- O limite do Imposto de Renda anual para ser obrigatório fazer a declaração é de R$ 28.559,70, certo? Se você ultrapassou este limite, será preciso fazer a declaração e pagar o imposto devido que será calculado diretamente no programa. Até aqui, tudo se mantém como ocorreu no ano de 2019.
2- Agora, se por acaso você precisou do auxílio emergencial porque ficou sem renda durante alguns meses e teve que recorrer ao governo para se manter, o limite do imposto de renda para ser obrigatória a declaração, muda. Nesse caso, pessoas que receberam R$ 22.847,76 ou mais, terão que declarar o imposto de renda e devolver o auxílio emergencial ao governo.
Pode parecer um pouco injusto, mas a ideia do governo é que você devolva o dinheiro do auxílio caso tenha conseguido se recuperar nos meses seguintes. Então, para quem recorreu a essa ajuda governamental durante a academia, a conta muda e o limite de isenção diminui consideravelmente. Se esse é o seu caso, faça a conta levando em consideração o último valor que citamos - senão, a Receita Federal pode te cobrar mais tarde esse valor com juros e multa. Para quem já está sofrendo com a pandemia, isso pode ser muito complicado e gerar uma dívida difícil de quitar depois!
Dicas para fazer a declaração de Imposto de Renda 2021 para músicos
Trouxemos até aqui muitas informações relevantes para quem é músico e vai fazer o imposto de renda em 2021. Agora, vamos separar algumas dicas que podem ajudar bastante nesse processo de declaração e também a garantir que você não pague multas ou fique inadimplente com os fiscos. Vamos lá!
1- A dica mais importante e que sempre trazemos aqui, é: procure ajuda profissional se você tiver dúvidas de como preencher a sua declaração. Não deixe para última hora e não tente fazer sozinho aquilo que existem pessoas especializadas para realizar. Entre em contato com um contador experiente para que você faça uma declaração da melhor forma possível e não fique com nenhuma pendência com os fiscos!
2- Por fim, é essencial que você tenha todos os comprovantes de rendimentos. Se você não tem os do ano passado, comece este ano a guardar os novos para que fique mais fácil depois somar os valores recebidos sem erros. Reúna todos os documentos e comprovantes necessários e leve até o contador para que ele tenha mais facilidade na hora da declaração.
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