Youtubers e influencers são pessoas que passaram a ganhar dinheiro com a internet, utilizando normalmente suas contas pessoais para compartilharem suas ideias e atuando de forma completamente livre, criando um público que se identifica com o conteúdo postado por eles.
Com isso, muitos youtubers e influencers começaram a ter um rendimento bastante expressivo devido ao número de seguidores crescente e é nessa hora que deve-se separar o prazer em trabalhar com o que se ama com as obrigações fiscais e tributárias que qualquer empresa é obrigada a ter.
Se você trabalha nesse nicho tão específico, este texto é pra você! Nele, trouxemos dicas importantes sobre como declarar o seu Imposto de Renda, se há ou não obrigação de fazer isso este ano e outros detalhes que muitas pessoas influencers ou youtubers não sabem por falta de informação! Veja abaixo!
Ter um instagram ou uma conta no youtube não te faz necessariamente um Youtuber ou um influencer. Para que essas sejam realmente profissões, é preciso começar a ganhar dinheiro e ter boa parte do seu tempo dedicado àquilo. Nasce então, um profissional da internet, que tem se tornado cada vez mais comum e que não possui nenhum tipo de vínculo empregatício, nem mesmo com as plataformas onde atua. O Youtuber não é um funcionário do Youtube e o Influencer não é um funcionário do Instagram ou de qualquer outra rede social - ambos, nesse caso, são pessoas autônomas que atuam por conta própria e ganham o seu dinheiro com publicidade, anúncios e até mesmo com vendas dos seus produtos.
Então, como qualquer outra empresa, você passa a ter obrigações fiscais. Afinal, o dinheiro que entra na sua conta, seja ele qual for, precisa ser declarado após uma certa quantidade - e você precisa explicar aos fiscos de onde ele vem, certo? Nesse momento, você passa a ser um profissional da internet e não apenas um usuário comum.
Vamos por partes: se você ganha algum dinheiro como Youtuber ou influencer, não necessariamente precisará precisará declará-lo no seu imposto de renda pessoa física. Aqui, a regra é exatamente a mesma da que se aplica a qualquer outra pessoa que tem rendimentos: você deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física a partir do momento em que seus rendimentos forem maiores do que o limite estipulado naquele ano pela Receita Federal. Atualmente, o valor é de R$ 28.559,70 em 2021. Ou seja, quem teve rendimentos acima deste valor citado, terá que declarar o Imposto de Renda, mesmo que não tenha emprego fixo e não tenha empresa aberta.
Tudo isso deve ser levado muito à risca, porque a Receita Federal cruza os dados e pode te cobrar multas retroativas caso você deixe de declarar o imposto. Com isso, as consequências são maiores do que muita gente imagina, como:
De maneira geral, podemos dizer, então, que você deve declarar seus rendimentos como Youtuber e Influencer, assim que ele ultrapassar o limite estipulado pelos fiscos. Não tente sonegar o imposto e nem mesmo tente burlar o sistema. Se você nunca declarou IR, procure o mais rápido possível um contador para que ele te auxilie nesse processo e possa te ajudar a separar todos os comprovantes de rendimentos.
Como Youtuber e Influencer, você tem mais obrigações do que apenas pagar o IR. É preciso também formalizar o seu negócio, afinal, a Receita Federal tem acesso a dados, como:
Se você fez tudo isso, significa que é uma empresa, mesmo que não formalizada. Por isso, precisa urgentemente procurar um contador para que ele possa te ajudar a abrir o seu CNPJ ou mesmo que ele possa te regularizar como autônomo. O contador vai garantir que você pague os impostos corretamente todos os meses, como o PIS, o INSS e o ISS. Esses impostos são obrigatórios e, caso você não pague, também haverá incidência de multa, assim como quando você deixa de declarar imposto de renda. Mesmo trabalhando em casa e sem nenhum funcionário, você deve se formalizar para evitar problemas com os fiscos. Em alguns casos, é possível se enquadrar como MEI ou ME, pagando uma alíquota menor.
Ser um Youtuber ou um Influencer é um trabalho como qualquer outro e que pode gerar altos rendimentos. Mas, ao conseguir ganhar dinheiro dessa forma, é essencial procurar um contador para que ele possa ajudar a organizar seu pagamento de tributos e possa te ajudar a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física da melhor forma possível. Saiba que é bem mais simples do que se imagina estar com tudo dentro da lei, especialmente quando se procura um contador com muita experiência nessa área. Nos procure para que possamos marcar uma reunião e formalizar a sua atuação online!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais!