• Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • e-Books
  • Produtos
  • Contato
    Fale com a gente Trabalhe conosco
Acesso Cliente Banco de Talentos

Blog

  • Home
  • Blog
  • Qual a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido? Entenda!

Qual a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido? Entenda!

  • Fênix consultoria
Qual a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido

A escolha do Regime Tributário é algo que faz parte da realidade de todos que decidem abrir uma empresa, seja ela de qual porte for - e também de qualquer nicho. E essa escolha geralmente fica entre o Lucro Real e o Presumido, que são dois Regimes Tributários bem comuns e que costumam fazer parte das empresas médias e grandes. Abaixo, vamos falar um pouco sobre a diferença entre ambos e quando pode ser mais interessante optar por um ou pelo outro - lembrando que há momentos onde não há muita escolha em relação a isso, como vamos entender abaixo! Veja!

Afinal, o que é Lucro Real e Lucro Presumido?

O Lucro Real e Lucro Presumido são duas formas de Regime Tributário. E isso nada mais é do que a maneira como pagamos os nossos impostos quando somos uma empresa. Ou seja, é a forma como realizamos os cálculos para estabelecer quanto será pago de imposto - as alíquotas, por exemplo, entre outros detalhes. Além do Lucro Real e do Lucro Presumido, temos também o Simples Nacional, que vale a pena resumir:

  • O Simples Nacional é um tipo de regime tributário que, como o nome diz, é mais simples. Ele é indicado para empresas pequenas, já que o limite de faturamento para se enquadrar no simples é de R$ 4,8 milhões de reais ao ano. Sua principal característica é o recolhimento dos impostos em uma única guia, de maneira com que fique mais fácil fazer os pagamentos. 

Agora que explicamos o Simples Nacional, vamos voltar ao tema principal do nosso artigo, que é a comparação entre o Lucro Real e o Lucro Presumido. Para iniciar essa análise, vale dizer que o Lucro Presumido possui também um limite de faturamento, que é de R$78 milhões de reais por ano, além de atividades impeditivas, como Bancos comerciais, por exemplo. Por isso, em alguns casos, não há nem como optar entre um e outro, já que o lucro real será o regime imposto. Outro ponto que vale citar é que todas as empresas podem optar pelo Lucro Real, mesmo as menores - porém, isso nem sempre será vantajoso para elas. 

Comparação entre Lucro Real e Lucro Presumido 

Alguns tipos de impostos sofrem alterações, dependendo do tipo de regime tributário escolhido. Entre eles, estão:

  • PIS e Cofins no Lucro Presumido e no Lucro Real

Quando estamos falando de PIS e Cofins, há diferenças entre quem opta pelo Lucro Presumido e pelo Lucro Real. No lucro presumido, paga-se pelo regime cumulativo, ou seja, através da receita bruta, sem descontos. Já no Lucro Real, paga-se pelo regime da não cumulatividade, ou seja, por meio da dedução de despesas - algumas delas. Nesses casos, deve-se observar de perto quais são as despesas que a empresa tem e que podem ser deduzidas, para só então saber se vale a pena optar pelo lucro real ou lucro presumido. Veja que essa escolha tem que ser pensada com a ajuda de um contador experiente, afinal, pode fazer muita diferença para as finanças da empresa uma decisão de regime tributário errada. 

  • Tributação de IRPJ e CSLL

Como o nome indica, no lucro presumido, presume-se o lucro através de um cálculo. Existem algumas regrinhas para determinadas empresas, sendo o mais comum girar em torno de 8% a 12% e 32% para empresas de serviços. Isso significa que o lucro sempre será presumido o mesmo, independente do valor real. Nesse caso, empresas com lucro alto costumam ter mais vantagem com esse regime. 

Já no Lucro Real, não se presume o lucro, ou seja, ele é apurado à risca, seja de maneira mensal ou anual. Sem dúvidas, o que mais faz com que as empresas “fujam” do lucro real é a necessidade de implementar processos mais detalhados. Porém, para quem tem um lucro menor do que o que seria presumido, pode ser mais vantajoso optar por esse regime. 

Como escolher entre Lucro Real e Lucro Presumido?

Tentamos resumir e deixar as informações de maneira objetiva para que você compreenda melhor a diferença entre esses dois regimes tributários mais comuns no Brasil. Mas, ainda assim, você pode ter dúvidas de como escolher entre eles. Separamos algumas dicas úteis:

1- A escolha deve ser feita por um profissional

Essa é a dica mais importante de todas quando falamos em Regime Tributário. Você deve sempre procurar uma contabilidade que tenha experiência no seu nicho de atuação. Por exemplo: se você é uma pequena empresa, é interessante procurar por contadores que possuam expertise em empresas do seu porte. Assim, as chances de escolha de um regime tributário adequado são muito maiores. 

2- Muitos outros detalhes importam

Além de tudo que falamos aqui em cima, o Regime tributário correto é escolhido por meio de uma análise muito criteriosa. Às vezes, a perda em um tributo é compensada em outro e isso deve ser pensado com cautela para que a empresa não pague mais impostos do que deveria. Além disso, não podemos esquecer que há o simples nacional como opção para empresas menores e que ele funciona muito bem na maioria dos casos.

Conclusões

Você deve considerar sempre que o Lucro Real é mais trabalhoso e que, por isso, é preciso contratar uma contabilidade para que ela atue em parceria com a sua empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para mais informações sobre o assunto. Até a próxima! 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares!













Últimos Posts

O que é liquidez corrente? 

30/09/2022 19:50

Margem de Contribuição - O que é

16/09/2022 10:54

Margem Bruta e Margem Líquida - O que são e como calcular? 

05/09/2022 10:34

O que é EBITDA? Entenda mais sobre o assunto! 

27/08/2022 18:12

O que é o ROI, Retorno Sobre Investimento?

20/08/2022 11:32

Os riscos que você corre ao não estudar os indicadores financeiros da sua empresa

12/08/2022 16:39

Somos um dos escritórios de contabilidade mais modernos na região de Maringá, PR, e nos esforçamos muito para entregar um atendimento personalizado para cada cliente e apoiar ao máximo para que as empresas ganhem cada vez mais solidez e velocidade para superar suas metas.

Menu

  • Home
  • Fênix Consultoria
  • Soluções
  • Blog
  • E-books
  • Produtos
  • Fale com a gente

Contato

Av. Americo belay, 1158 - Jardim Imperial I, Maringá - PR, 87023-000
contato@fenixconsultoria.com.br
+55 44 3026-5356

Fênix Consultoria  © Todos os direitos reservados.